Parlamento Jovem promove Encontro em Viçosa com representantes de Câmaras Vizinhas

por adm publicado 02/07/2024 15h05, última modificação 02/07/2024 16h15

Na tarde da sexta-feira (28), aconteceu o “Encontrão do Parlamento Jovem” (PJ) no Complexo Esportivo Municipal de Viçosa. O evento foi organizado pela coordenação do Polo Regional da Zona da Mata Norte e contou com a presença de representantes do PJ das cidades de Coimbra, Ervália, Muriaé, Paula Cândido e Ubá. O Parlamento Jovem é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), em parceria com as câmaras municipais do Estado, que tem o objetivo de inserir os jovens do Ensino Médio no universo político, e aproximá-los dos instrumentos de participação no Poder Legislativo Municipal, Regional e Estadual.

As atividades e módulos teóricos do Parlamento Jovem trazem como foco a preparação dos estudantes para participar da Plenária Municipal, onde os jovens elaboram diferentes propostas dentro do tema do ano “Melhorias no Ensino Escolar”, que são levadas posteriormente a Plenária Regional, e por fim, até a Plenária Estadual, realizada na sede da Assembleia Legislativa em Belo Horizonte. Assim, o objetivo do 'Encontrão' foi promover interações entre as coordenações e estudantes de cada cidade do Polo Regional da Zona da Mata Norte, para que todos tenham uma maior familiaridade e estejam integrados quando representarem o Polo na Plenária Estadual, que será realizada em setembro deste ano.

Em sua fala introdutória para o evento, o Coordenador Pedagógico da Escola do Legislativo da Câmara de Viçosa, Warlley Rozendo, declarou que todos ali chegavam como Parlamento Jovem de diferentes cidades, mas que naquele momento, se tornavam um Polo só. “Nós representamos o Polo da Zona da Mata Norte a partir de hoje”, declarou. O monitor das Oficinas do Parlamento Jovem de Viçosa, Caíque Alves, também fez uma declaração a respeito do evento “estamos aqui para nos entrosarmos nas próximas etapas do projeto, para que a gente entenda como funciona uma comunidade, um grupo, enquanto Polo.”

O Encontrão se estendeu das 13h até 17h e a programação incluiu diferentes jogos, gincanas, oficinas e apresentações artístico-culturais. Além disso, as propostas integrativas estiveram presentes desde o momento de credenciamento do evento, com a divisão aleatória das equipes que participariam de cada atividade, fazendo com que cada equipe tivesse pelo menos um estudante de cada cidade. O próximo grande evento do Parlamento Jovem será a Plenária Municipal, prevista para acontecer na sexta-feira (05 de julho), na Câmara Municipal de Viçosa.

*texto da estagiária Cibelle Ferreira (Escola do Legislativo) sob a supervisão de Mônica Bernardi