Vereador apresenta Moção de Repúdio a Confederação Brasileira de Basquete

por adm publicado 04/07/2024 11h35, última modificação 04/07/2024 14h14

“Essa Moção visa expressar nossa preocupação com o afastamento de Diego Falcão, preparador físico da seleção brasileira feminina de basquete, aparentemente motivado após suas manifestações públicas contrárias ao aborto”, declarou o Vereador Sérgio Marota (PP) na Moção n° 018/2024, aprovada na reunião Ordinária da segunda-feira (01).

Sérgio, que encaminhou o documento em Repúdio à Confederação Brasileira de Basquete (CBB) perante ao afastamento do preparador físico afirma que “a Constituição Federal garante a todos os cidadãos brasileiros o direito e liberdade de expressão e esse direito deve ser assegurado em todas as esferas, inclusive no ambiente profissional”, salientando que as opiniões pessoais de um profissional, desde que expressadas de maneira respeitosa, não devem ser base para medidas repressivas, pois contribui para o ambiente de censura. “Essa Moção de repúdio é uma forma de manifestar o descontentamento com a intolerância e a violação de um dos direitos fundamentais do cidadão (...) Além disso, reforça a importância de garantirmos a diversidade e as opiniões em nosso País”, conclui o vereador.

Durante o uso da Palavra Livre, o parlamentar reforçou seu descontentamento com a atitude da CBB.

PROJETOS APROVADOS

Além da Moção, o Vereador Sérgio teve dois Projetos de Lei (PLs) discutidos na Ordinária. Aprovado, em definitivo, durante Extraordinária, que aconteceu logo após a Ordinária, o PL 032, declara de utilidade pública a Associação Rotary Club Viçosa.

Em contexto, o Rotary é uma organização internacional sem fins lucrativos dedicada a serviços humanitários e promoção da paz, reunindo profissionais e líderes da comunidade local que compartilham o compromisso de realizar projetos e atividades que beneficiam a comunidade, promovem a educação, a saúde, o desenvolvimento sustentável e ajudam aqueles que estão em situação de vulnerabilidade.

Em justificativa, Sérgio afirma que o objetivo do projeto é que a Associação possa cumprir seus objetivos de fomentar e estimular o “Ideal de Servir”, como pilar de todo o empreendimento digno. “Portanto, pelos motivos supracitados que se faz necessário que essa Associação, que tem os objetivos que buscam gerar melhorias para a comunidade, seja declarada de utilidade pública”, conclui.

Na defesa do PL, o vereador relembrou diversas campanhas feitas pelo Rotary no Município, como Natal Solidário; empréstimo de Cadeira de Rodas e banho a pessoas que não tem condição de adquirir; apoio, divulgação e patrocínio ao Banco de Leite Humano do Hospital São Sebastião; doação de Enxovais; campanha do Agasalho e de doação de Material Escolar, entre diversas outras. “Por isso hoje, como forma de reconhecimento ao trabalho de pessoas sérias da nossa cidade, estou pedindo a aprovação desse projeto”, disse Sérgio.

Ainda durante a Ordinária, o Projeto 033/2024 que dispõe sobre a denominação de via pública como Rua Osvaldo Fialho de Freitas no Bairro Paraíso foi aprovado em 1ª votação.  Natural de Viçosa, o cidadão que dará nome a via também é conhecido como “Osvaldo Paraíso”, pois nasceu e viveu grande parte da sua vida na região.

*texto da estagiária Alice Sarmento sob a supervisão de Mônica Bernardi