Vereador presta homenagem a pesquisador do projeto UFV/Petrobrás
“Falar de Maurício, para mim, é uma missão. Conterrâneo nosso de São José do Triunfo, é uma história de vida dura, batalhadora, mas bonita de ser contada. (...) Com muita determinação, com muita vontade de vencer na vida, você optou por estudar, optou por ser essa pessoa de exemplo dentro da nossa comunidade e hoje você está colhendo muitos desses frutos através do seu empenho, da sua boa vontade em ser esse cidadão tão importante ali na nossa comunidade”, declarou o Vereador Robson Souza (PSB) ao homenagear Maurício de Oliveira Leite durante a reunião Ordinária da segunda-feira (01).
Em justificativa à homenagem, Robson afirmou que “Maurício é um viçosense que lutou e, luta arduamente para conquistar e alcançar todos os seus sonhos e objetivos”. Na sua infância e adolescência, Maurício de Oliveira Leite trabalhou como jardineiro e serviços gerais agropecuários, já aos 18 anos, foi voluntário no Tiro de Guerra de Viçosa , promovido e graduado como Cabo Reservista. Quando completou 22 anos, Maurício foi aprovado no concurso para a vaga de vigilante na Universidade Federal de Viçosa (UFV), onde, mais tarde, se graduou como tecnólogo em Laticínios. Logo após sua graduação, Maurício foi trabalhar na Cooperativa Central de Laticínios do Estado de São Paulo - Leite Paulista, na cidade de Itumbiara (Goiás). Em 2000, retornou para a UFV, onde permanece até hoje, atuando como Pesquisador Doutor nível II do Projeto Parceria UFV/Petrobrás pelo Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade. Além de sua vasta carreira profissional, Maurício também atua em diferentes projetos sociais de auxílio a pessoas de baixa renda para tratamentos de saúde, aquisição de equipamentos e medicamentos.
Durante o seu discurso, Maurício agradeceu o Vereador Robson e a sua família, em especial a sua irmã, Maria de Lourdes, que, de acordo com o homenageado, o auxiliou durante todo esse percurso de vida, trabalhando como doméstica e tentando conseguir uma bolsa para ajudá-lo a completar seus estudos. “Essa placa alusiva remete ao nosso projeto de pesquisa junto ao grupo Petrobrás em Viçosa. Em primeiro lugar, gostaria de agradecer à Universidade Federal de Viçosa e aos Departamentos de Engenharia Agrícola, Tecnologia de Alimentos e Microbiologia Agrícola, pela abertura e oportunidades no desafiador e estimulante mundo científico”, declarou Maurício. Além disso, ele também fez questão de agradecer a todos os seus professores, colegas e alunos “os quais eu mais aprendi do que ensinei, que tanto ajudaram a nortear a minha caminhada”. Ao finalizar, Maurício afirmou que “o orgulho de trabalhar neste presente projeto é o seu enfoque na sustentabilidade, (...) convertendo a poluição em produtos altamente nobres”.
*texto da estagiária Maria Elisa Penna sob a supervisão de Mônica Bernardi