Cobranças para o Nova Viçosa chegam à Tribuna Livre
O cidadão viçosense, morador do Bairro Nova Viçosa e representante da cultura Hip Hop, Ramon Carlos Ferreira, fez uso da Tribuna Livre, espaço reservado a participação popular, durante a reunião Ordinária da segunda-feira (21), para cobrar mudanças nas regiões periféricas do Município e na atuação dos parlamentares. “Acredito que a gente tem que estar mais presente nesta Casa, este é o sentimento que eu venho com ele aqui. Lamento a forma que eu vejo que algumas pessoas vêem as prioridades que temos aqui nesta cidade. (...) Fico indignado com a questão da prioridade quando a gente tem dezenas de ruas sem o mínimo do mínimo, que é um calçamento. (...) Ônibus de Nova Viçosa superlotado, lotadíssimo na ida, na volta. Será que a gente não consegue ver as nossas prioridades aqui dentro da cidade?”, declarou Ramon.
Ramon ainda utilizou seu tempo para cobrar bibliotecas públicas dentro das comunidades: “eu estou vendo ‘moleque’ de 15 anos pegando arma, mas nunca pegou um livro”, contou. Além disso, ele convidou toda a população a participar ativamente das reuniões ordinárias e acompanhar o que está sendo feito pelo Legislativo: “gostaria de reforçar e lembrar aos trabalhadores, MC´s, BBoys, aos moradores de periferia, que aqui nesta Casa temos um lugar de fala e não podemos esquecer disso para reforçar que aqui é o nosso lugar também”.
Os vereadores Gilberto Brandão (PRD) e Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT), ambos moradores do Bairro Nova Viçosa, comentaram sobre os problemas enfatizados por Ramon. “Eu acho que todos nós temos que ter esse olhar, esse carinho pelas dificuldades dos bairros periféricos e estar aqui constantemente levando essas demandas até o Executivo”, declarou Gilberto. Além disso, o parlamentar, que não estará ocupando o cargo de vereador na próxima legislatura, desejou que os parlamentares eleitos e reeleitos continuem o trabalho na comunidade: “a gente calçou 10 ruas lá, mas tem mais 12,13 ruas precisando de calçamento. Nós pavimentamos várias ruas dentro da comunidade, mas tem outras ruas com bastante necessidade. Nós fizemos o trabalho de ampliar as linhas de ônibus (...) esses horários que ele falou que enche são os horários de pico e a população do Nova Viçosa cresce, então há essa demanda junto a Viação União”, afirmou Gilberto.
Já o Vereador Bartomélio disse que “ele (Ramon) trouxe uma demanda muito importante para a nossa comunidade. (...) É a questão da gente ter um transporte coletivo que realmente atenda a comunidade, que atenda de fato a cidade de Viçosa. (...) A questão da infraestrutura também, infelizmente, nós temos na comunidade muitas ruas que estão precisando de pavimentação. (...) É muito importante o que você colocou sobre a questão da biblioteca dentro das comunidades, é muito importante trazer isso aqui. Parabéns por sua fala”. A Vereadora Jamille Gomes (PT) também utilizou de seu tempo de fala para parabenizar Ramon pela iniciativa e declarou que “esse, de fato, é o espaço das pessoas trazerem suas indignações. O Ramon a gente sabe é um cantor de rap, um artista reconhecido em Viçosa, sabe das dificuldades que a periferia enfrenta e traz aqui as suas indignações”.
*texto da estagiária Maria Elisa Penna sob a supervisão de Mônica Bernardi