Presidente da Câmara presta homenagem a defensora dos direitos das mulheres

por adm publicado 09/10/2024 09h25, última modificação 09/10/2024 13h52

Por intermédio do Requerimento nº 051/2024, o Vereador Rafael Cassimiro (Filho do Zeca do Bar) (PL), presidente da Câmara Municipal de Viçosa, prestou homenagem a Carolina Machado Salgado Fernandes durante a reunião Ordinária da segunda-feira (07). Em justificativa à homenagem, Rafael declarou que esta é uma forma de reconhecimento pelos serviços prestados por Carolina como defensora dos direitos das mulheres.

Carolina Machado é advogada e atua no combate à violência contra a mulher, lutando diariamente em ações ligadas ao Direito de Família e acolhendo mulheres que necessitam de apoio em causas difíceis. Em seu perfil do Instagram, Carolina aconselha milhares de mulheres sobre como agir em diversas situações, tais como em caso de assédio, necessidade de regulamentação de pensão alimentícia para os filhos e processos de divórcio. “Esta é uma ocasião importante não só pela oportunidade de fazer essa homenagem, mas também por tudo que ela representa. Hoje, nós celebramos todas as conquistas das mulheres, que bravamente lutam a favor da igualdade e da justiça, e todas as realizações da Carolina”, afirmou o Presidente Rafael ao dar início à homenagem.

Rafael ainda contou sobre uma situação de assédio pela qual Carolina passou e aproveitou para agradecer “por seu compromisso e sua coragem, na qual muitas mulheres encontram forças para levantar suas vozes e reivindicar o que é seu por direito”. Ao finalizar, o presidente da Casa Legislativa disse que “esta é uma pequena homenagem que estou fazendo para você, e é para você não desistir porque (...) tem dado muito resultado. Precisamos de mulheres como você para representar, e você pode contar comigo, parabéns!”. Aproveitando a ocasião, a Vereadora Vanja Honorina (UNIÃO) pediu para dizer breves palavras direcionadas à Carolina, o que lhe foi permitido. “Você é daquelas pessoas que nos enche de orgulho e coragem. Você faz a advocacia mais leve, você abraça realmente a Vara de Família, você atua com braveza, mas também com muito doce. (...) Nós mulheres precisamos disso: uma ajudar, uma amparar a outra”, declarou Vanja.

“Estou profundamente honrada por estar aqui recebendo essa homenagem, por indicação do Rafael, vereador e presidente desta Câmara. (...) Gostaria de agradecer a todos presentes que vieram prestigiar esse dia comigo e dizer a vocês (...) eu não serei silenciada, nem como advogada e nem como mulher. (...) Carregar a bandeira da defesa das mulheres não é fácil, mas vale a pena, e como vale”, declarou Carolina em seu discurso de agradecimento.

No decorrer da Ordinária, o Vereador Daniel Cabral (PC do B), vice-presidente da Casa, aproveitou a ocasião para dizer que admira o trabalho da homenageada e declarar que o seu desejo é de que “mais pessoas como você multipliquem nesta cidade, porque a gente não precisa ser vereador nem prefeito para mudar a realidade de Viçosa”. A Vereadora Jamille Gomes (PT), que é procuradora da Mulher na Câmara, também parabenizou o presidente pela homenagem prestada e afirmou que “o trabalho que a Carol realiza em Viçosa é praticamente de utilidade pública. (...) Quando as mulheres se informam, quando elas sabem dos seus direitos, quando elas tem segurança naquilo que elas estão fazendo, ninguém para aquela mulher mais. (...) As informações que você trás para a gente são cruciais para conseguirmos seguir de forma segura, firme na caminhada”.

Os parlamentares Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT), Marcos Fialho (PP) e Robson Souza (PSB) também parabenizaram pela homenagem e reafirmaram a importância do trabalho desempenhado por Carolina a favor dos direitos das mulheres.

*texto da estagiária Maria Elisa Penna sob a supervisão de Mônica Bernardi