Reunião após as Eleições é marcada por declarações em torno da votação

por adm publicado 08/10/2024 15h10, última modificação 08/10/2024 16h32
Dos 15 vereadores, 08 foram reeleitos

A 33ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Viçosa, realizada na segunda-feira (08), um dia após as eleições, teve como tema principal os resultados da votação. Dos 15 vereadores, 08 alcançaram a reeleição e 07 serão novos membros da Casa Legislativa, sendo que, dentre eles, 02 já ocuparam o cargo anteriormente: Idelmino Ronivon (Professor Idelmino) (PC do B) que obteve 1.093 votos e Ronildo Ferreira (DJ Ronny) (PSD), com 791 votos.

O Presidente da Câmara, Vereador Rafael Cassimiro (Filho do Zeca do Bar) (PL), abriu a sessão parabenizando o Prefeito eleito Ângelo Chequer (UNIÃO), que obteve 16.346 votos: “Viçosa tenho certeza que fez a melhor escolha, uma pessoa experiente, corajosa, que sabe administrar”. Durante sua fala, o presidente também parabenizou todos os parlamentares que compuseram a legislatura atual da Casa Legislativa: “Essa gestão está de parabéns, a gente mostrou muito trabalho”, disse. 

Ainda durante a Ordinária, os parlamentares, reeleitos ou não, utilizaram do tempo regimental para agradecer ao seu eleitorado e dar as boas-vindas aos novos colegas. O vereador reeleito com  732 votos, Sérgio Marota (PP), que foi o primeiro a usar a Palavra Livre, agradeceu ao seu eleitorado e renovou o seu compromisso com população viçosense. “Estaremos nessa Casa por mais quatro anos representando a população de Viçosa, lutando por melhorias para a população.” Ainda em sua fala, Sérgio afirmou que a reeleição é um resultado da parceria entre a população e o Executivo, e  desejou que o trabalho possa continuar sendo feito junto ao novo prefeito. 

Daniel Cabral (PCdoB), vice-presidente da Câmara, Edenilson Oliveira (PSD), Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT) e Gilberto Brandão (PRD), que não foram reeleitos, agradeceram por todo o ensinamento que obtiveram individualmente com cada contribuinte da Câmara de Viçosa e afirmaram que o compromisso com a população será até o último dia de seus mandatos. 

A Vereadora Vanja Honorina (UNIÃO), que obteve 1.107 votos, salientou que a sua reeleição foi "com toda certeza" o reconhecimento do seu trabalho "sei que fiz, dentro daqui, o que me coube durante esses quatro anos”, a parlamentar disse também que acredita que o trabalho irá continuar, e melhorar, junto do novo prefeito. Jamille Gomes (PT), reeleita com 1.560 votos, agradeceu seus eleitores, familiares e amigos pelo apoio durante a sua campanha, e fortaleceu seu  compromisso na luta por direitos para as mulheres e crianças. Já a Vereadora Marly Coelho (PRD), que obteve 1.149 votos, e foi reeleita, reforçou a importância da causa animal para cidade de Viçosa e expressou a vontade e a necessidade de unir objetivos com outros parlamentares para que o assunto seja tratado em sua totalidade: “Quero pedir a você, Jamille, que foi eleita mais uma vez pela causa das mulheres, que a gente possa se unir (...), quero que a gente se fortaleça a partir de agora e para o próximo mandato, muitos dos agressores começaram agredindo animais”. 

Cristiano Gonçalves (Moto Link) (Solidariedade), Marcos Fialho (PP), Robson Souza (PSB) e Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (PRD), todos reeleitos, agradeceram aos seus familiares e apoiadores pelos votos obtidos, e afirmaram que o trabalho vai continuar e melhorar durante esses próximos quatro anos, eles também cumprimentaram e parabenizaram seus colegas que não conseguiram a reeleição e deram as boas-vindas aos sete novos vereadores. 

Os parlamentares da atual legislatura continuam os trabalhos até o dia 31 de dezembro de 2024, já os que conseguiram a reeleição, serão empossados juntamente com os novos membros da Casa no dia 1º de janeiro de 2025.  

Os dados apresentados nessa matéria foram retirados do site oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

*texto de Cecília Ribeiro e Maria Elisa Penna (estagiária) sob a supervisão de Mônica Bernardi