Unificação dos hospitais do município é pauta na fala dos Vereadores

por adm publicado 15/10/2024 15h50, última modificação 15/10/2024 17h45

A crise nos hospitais de Viçosa vem sendo pautada por diversas vezes pelos vereadores e pela população durante as reuniões ordinárias. Os hospitais São Sebastião (HSS) e São João Batista (HSJB), que atendem a comunidade da cidade de Viçosa e região, enfrentam problemas com gestão, atendimento, e a falta de equipamentos. Em 2023, Walter Luiz de Souza utilizou a Tribuna Livre da Câmara Municipal de Viçosa para denunciar o descaso com a saúde. Walter destacou a negligência cometida, após o atendimento ser negado a sua filha no HSS.

O caso de Walter se destaca em inúmeros outro problemas que a saúde vem enfrentando, em março deste ano Madalena Jacobini, que também fez uso da Tribuna Livre, chamou a atenção para o que ela classificou como 'desordem' na emergência do HSJB: “a emergência está um caos. (...) Os nossos médicos, os nossos plantonistas estão sem saber o que fazer”, afirmou Madalena. Durante o ano de  2024, a possibilidade de fechamento da maternidade do São Sebastião, por falta dos recursos necessários, também foi assunto discutido durante as ordinárias.

A indignação da população e dos parlamentares com a má gestão dos hospitais da cidade requer mudança, que vem sendo trabalhada e estudada para ocorrer da melhor forma. Os ganhos para saúde de Viçosa são extensos, em julho de 2024 os vereadores Marcos Fialho (PP) e Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (PRD) estiveram presentes em uma reunião na sede do Ministério da Saúde onde foi obtido o recurso de R$ 16.845.329,80 destinado aos hospitais. Ainda este ano foi discutido a implementação do hospital escola, o Vereador Marcão Paraíso participou do encontro na Universidade Federal de Viçosa (UFV), como representante da Casa Legislativa, onde a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) também estave presente.

No último dia 10 (outubro), o Vice-Presidente da Câmara, Vereador Daniel Cabral (PCdoB), conduziu uma reunião na Casa Legislativa que contou com a presença do Secretário de Saúde, Rainério Rodrigues Fontes, dos parlamentares em exercício, e dos eleitos, e do Professor Bruno Henriques, assessor Especial de Saúde da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários da UFV. O objetivo da reunião, que foi solicitada pelo secretário de Saúde, foi expor sobre a decisão pela intervenção na gestão dos hospitais.

Durante a 33ª reunião Ordinária da segunda-feira (14 de outubro), o Vereador Daniel Cabral explicou como se dará a intervenção nos hospitais: “a empresa HEALTH Consultores Associados vai assumir os dois hospitais, a partir de agora, o hospital São João Batista e São Sebastião continuam do mesmo jeito que está, mas, na prática, eles se tornaram um só”. Daniel enfatizou que a empresa tem um prazo inicial de dois anos que pode ser ou não continuado, e se colocou à disposição caso a população tenha dúvidas sobre o assunto. O acordo foi assinado em um evento realizado na sexta-feira (11).

Os vereadores Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT) e Cristiano Gonçalves (Moto Link) (Solidariedade) comentaram sobre a importância da ação e 'acreditam que é o melhor a ser feito pela melhoria da saúde'.

*texto da estágiaria Cecília Ribeiro sob a supervisão de Mônica Bernardi