Causa Animal com destaque na Saúde Única entra na pauta da Ordinária

por adm publicado 13/11/2024 15h40, última modificação 14/11/2024 07h53

Durante a reunião ordinária da segunda-feira (11) foi destacado, em meio à Tribuna Livre, por Juliana Freire, médica veterinária e estudante de enfermagem, questões relacionadas à Saúde Única no município de Viçosa. Em contexto, a Saúde Única acredita na relação entre saúde animal, humana e ambiental, estudando entre as áreas para enfrentar da melhor forma desafios para atingir o bem-estar global.

Durante sua fala, Juliana contextualizou sobre o tema e declarou “quero trazer para vocês esse tema pertinente à Saúde Única, o que é, e como a gente pode implementar ela em Viçosa para que todos entendam esse conceito e sejam beneficiados”. Juliana também esclareceu que, quando se cuida de um animal, está cuidando também da população, já que o animal está inserido na comunidade: “o médico veterinário é um profissional importantíssimo para a cura e prevenção de doenças, mas também é autor do equilíbrio que é gerado entre seres humanos e natureza. (...) Temos papel de suma importância no que se diz saúde pública, pois detalhadamente cuidamos de todos os processos de origem animal”. Ao finalizar, Juliana ressaltou que ”ao contrário do que muitas pessoas pensam sobre o que é um médico veterinário, ele é um exímio cuidador de seres humanos”, e destacou a importância de discutir e promover ações, junto às políticas públicas.

A Vereadora Marly Coelho (PRD), atuante na causa animal, corroborou com a fala da médica veterinária: “muito me representou, em tudo, o que ela falou aqui. (...) Eu sou muito questionada em relação à causa que eu milito e trago toda semana o quanto eu luto para que a gente possa melhorar quanto a saúde única”. Marly, que tem como pauta principal de seu mandato a causa animal e traz recorrentemente a pauta durante as reuniões ordinárias, ainda afirmou: “e hoje melhor do que ninguém a Dra. Juliana (...) trouxe aqui o quanto interligados estamos, tanto a saúde animal com a saúde ambiental quanto a saúde humana, toda vez que houver um desequilíbrio em uma dessas saúdes, tanto ambiental quanto animal, a saúde humana sempre será prejudicada". Ao finalizar, Marly cumprimentou Juliana: “deixo aqui meus parabéns para a Dra. Juliana que muito me orgulhou e me honrou". 

O Vereador Robson Souza (PSB) também parabenizou Juliana pela fala: “a Vereadora Marly vem falando comigo em relação à questão da Emenda Impositiva que todos nós vereadores podemos indicar. Eu quero dizer para vocês que eu vou estar destinando 50 mil dessa Emenda para que vocês consigam fazer esse trabalho para pessoas que não têm condições de pagar certos procedimentos", declarou o parlamentar. Por fim, o Vereador Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT) disse sobre a importância do tema abordado por Juliana e afirmou que também destinará verba da Emenda Impositiva para a causa animal.

*texto da estagiária Cecília Ribeiro sob a supervisão de Mônica Bernardi