Encerramento do PJ Viçosa acontece na reunião Ordinária

por adm publicado 19/11/2024 13h55, última modificação 19/11/2024 14h41

Aconteceu, na reunião Ordinária da segunda-feira (18), o encerramento do Projeto Parlamento Jovem (PJ) Viçosa 2024. Durante a cerimônia, a Mesa Diretora foi composta pelo Presidente da Câmara de Viçosa, Vereador Rafael Cassimiro (PL); pelo Coordenador Geral da Escola do Legislativo, Vereador Daniel Cabral (PCdoB); pela Coordenadora Técnica, Vereadora Marly Coelho (PRD); pelo Coordenador Pedagógico, Warlley Rozendo; pelo Secretário da Mesa, Vereador Cristiano Gonçalves (Moto Link) (Solidariedade); e pelos estudantes que representaram o Polo Zona da Mata Norte na etapa estadual do PJ 2024, Larissa Gordiano e Otávio Gomes. Além disso, estiveram presentes alguns representantes das escolas que integraram o PJ neste ano, a equipe da Escola do Legislativo e os demais alunos do projeto. 

Foram convidados a ocupar a Tribuna de Honra, a Professora da Escola Estadual Alice Loureiro, Stella Maia de Faria; o Diretor da Escola Estadual Doutor Raimundo Alves Torres (ESEDRAT), Fabiano Silva de Lima; a Professora da Escola Estadual Raul de Leoni, Elenice Christina da Silva; o Professor da Escola Estadual Santa Rita, Edgard Santos; e os estagiários da Escola do Legislativo, Jéssica Evelyn, Luiz Henrique Diniz, Noak Katamak e Victória Duarte. O Colégio de Aplicação da UFV (Cap-Coluni) e a Escola Estadual Effie Rolfs também foram mencionados como integrantes do projeto em 2024.

A sessão foi iniciada com um vídeo produzido pela Escola do Legislativo, que trouxe alguns destaques do Parlamento Jovem de Viçosa em 2024, enfatizando o tema geral deste ano: “Melhorias no Ensino Escolar”. Em seguida, Fabiano de Lima foi convidado para relatar a experiência com o projeto na ESEDRAT, destacando que a escola foi integrante do PJ Viçosa em todas as edições. O diretor comentou também sobre como a adesão ao projeto é grande e que os alunos buscam fazer a inscrição de maneira autônoma no início do ano. Além disso, Fabiano falou sobre como o PJ foi benéfico para uma maior participação política em outros contextos na escola.

“Essa iniciativa mostrou a eles outros caminhos da política dentro da escola. Onde hoje, até para a participação do colegiado escolar, que é o campo democrático da participação da gestão escolar, nós tivemos a participação massiva dos alunos, tanto na votação quanto na candidatura para representar os colegas da escola. Isso, motiva muito a gestão escolar para manter e continuar nesse projeto. Então, hoje, com certeza, podemos afirmar que o projeto só tem a crescer e acrescentar nas escolas estaduais e nas demais escolas participantes”, afirmou o Diretor Fabiano, que finalizou sua fala pedindo uma renovação desse compromisso com o projeto ano após ano.

PLENARIO.jpeg

Na sequência, a primeira convidada da Mesa Diretora que compartilhou suas experiências com o PJ foi a aluna Larissa Gordiano. A estudante ressaltou que o Parlamento Jovem foi como uma “segunda casa” e se mostrou grata por todo acolhimento recebido em seu primeiro ano de projeto. A estudante comentou também como o aprofundamento em alguns assuntos mudaram as perspectivas dela sobre a educação, o ensino e a vida e finalizou sua fala destacando a importância do projeto e antecipando o tema do próximo ano “o Parlamento Jovem é construção social, o Parlamento Jovem é fundamental e o Parlamento Jovem no ano que vem, como em todos os anos, lutará por um direito. E esse direito será o cultural”, finalizou.

Em seguida, o aluno Otávio Gomes relembrou seu sentimento durante a cerimônia de Encerramento do PJ 2023, e disse que decidiu integrar fortemente o projeto em um segundo ano por se sentir grato. “Foi um projeto que me fez descobrir melhor quem eu sou de verdade”, afirmou. Otávio destacou também como a participação no PJ mostrou para ele que é possível sonhar com transformações.

Após o momento de relatos dos estudantes, o Coordenador Pedagógico da Escola do Legislativo, Warlley Rozendo trouxe dados da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) sobre o projeto em 2024 e relatou como foi o funcionamento no município de Viçosa. Por fim, ele acrescentou em sua fala um agradecimento aos jovens participantes e também destacou a importância social do projeto: “quando damos vozes aos jovens, conseguimos enxergar novos caminhos e novas soluções. O PJ é pautado no diálogo, na autonomia e na construção coletiva de conhecimentos. Participar do Parlamento Jovem é uma maneira de cada um de vocês, jovens, reafirmar o valor da cidadania e demonstra que a política pode sim ser um caminho para grandes construções”.

A Coordenadora Técnica da Escola do Legislativo, Marly Coelho, e o Coordenador Geral, Daniel Cabral, também fizeram falas de agradecimento, parabenizando os jovens pelo esforço ao longo do ano. “As transformações são feitas politicamente, (...) então a gente precisa pautar a política e entender a política também”, declarou Marly, relembrando os relatos de Larissa e Otávio. Finalizando as falas de celebração, Daniel também destacou como o ato de fazer política pode transformar a sociedade e declarou que os jovens presentes são o futuro de Viçosa. “Muitas pessoas desconhecem o quão importante é o Poder Legislativo Municipal. E, que bom que a gente tem esse projeto na Casa Legislativa para mostrar para as próximas gerações e para aproximar vocês de um Poder que é tão importante”, afirmou o vereador. 

Por fim, aconteceu a entrega dos certificados de participação aos estagiários da equipe da Escola do Legislativo e aos estudantes do PJ. Ao todo, o Parlamento Jovem 2024 contou com a participação de aproximadamente 50 estudantes de Viçosa. Encerrando a sessão, o Presidente Rafael Cassimiro, parabenizou os responsáveis pelo desenvolvimento do Parlamento Jovem e fez o pedido para que o próximo presidente mantenha o projeto. 

*texto da estagiária Cibelle Ferreira (Escola do Legislativo) sob a supervisão de Mônica Bernardi