Escala 6x1 chega à Tribuna Livre e ganha Moção de apoio
O Vereador Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT), apresentou e teve aprovada a Moção n° 21/2024, com a finalidade de prestar apoio à proposta que pede o fim da escala 6x1 e está em discussão na Câmara dos Deputados. O tema foi amplamente discutido durante a reunião Ordinária da segunda-feira (11) e foi trazido à Tribuna Livre pelo cidadão Alan Alves Silva. Em contexto, a escala 6x1 é uma jornada de trabalho na qual o funcionário possui um único dia de folga após seis dias trabalhados. Na justificativa do documento, Bartô destaca que essa jornada de trabalho “afeta negativamente a qualidade de vida dos empregados, comprometendo sua saúde, bem-estar e relações familiares".
A Moção aprovada por Bartô refere-se a uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), apresentada pela Deputada Federal Erika Hilton (PSOL), que visa mudar o trecho da Constituição que limita a carga de trabalho a 8 diárias e 44 horas semanais para incluir outras possibilidades de distribuição do expediente, como a escala 4x3, defendida pelo Movimento Vida Além do Trabalho (VAT).
Alan, participante do movimento 'Unidade Popular' e estudante da Universidade Federal de Viçosa (UFV), utilizou a Tribuna Livre para falar sobre o fim da escala 6x1. O jovem iniciou expondo as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores da cidade, como a falta de transporte de qualidade e enfatizou: “é necessário para um trabalhador ter o seu tempo de lazer para conseguir se desenvolver pessoalmente, com estudo de qualidade, ter um tempo para cuidar da sua saúde, para ver seus filhos crescerem dentro de casa”. Alan ainda sugeriu à população trabalhadora de Viçosa que se organize afim de alcançar o que ainda precisa ser reivindicado: “quando a gente fala sobre direitos trabalhistas, não foi um patrão que deu o seu décimo terceiro, não foi um patrão que te deu folga remunerada, a gente consegue isso com muita luta, e a gente tem muitas outras lutas para conseguir ganhar muito mais para a nossa classe trabalhadora".
Durante a Palavra Livre, o Vereador Professor Bartô explicou como está a escala de trabalho atual, de acordo com a Lei da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e declarou que “a escala de trabalho pela CLT corresponde a seis de trabalho e 1 de folga. (...) O que estamos querendo é que todos os trabalhadores e trabalhadoras possam desfrutar de dois dias de folga, sabemos que isso é importante”. O parlamentar ainda falou sobre a importância de uma discussão mais profunda sobre o assunto e ressaltou que “temos aqui na cidade de Viçosa milhares de trabalhadores, que não somente estão no comércio, mas em outros setores que precisam e reivindicam uma qualidade de vida melhor. (...) Não estamos aqui lutando contra os comerciantes de forma alguma, mas que a gente possa encontrar uma possibilidade de fazer a discussão”.
*texto da estagiária Cecília Ribeiro sob a supervisão de Mônica Bernardi