Problemas decorrentes das fortes chuvas entram na pauta da Ordinária

por adm publicado 26/11/2024 14h45, última modificação 26/11/2024 16h28

As consequências das recentes chuvas que atingiram o município de Viçosa foram assunto entre os parlamentares durante a reunião Ordinária da segunda-feira (25). O Vereador Gilberto Brandão (PRD) foi quem levantou a pauta ao exibir vídeos de casas sendo inundadas pela água proveniente da chuva, resultado da falta de redes pluviais, ou seja, tubulações que coletam e transportam a água da chuva das áreas urbanas para corpos hídricos, em ruas da cidade. Diante desse cenário, Gilberto apresentou, e teve aprovadas, duas Indicações nºs 977 e 978/2024, solicitando ao Prefeito Municipal a instalação dessas redes nas ruas Rafael Silva Araújo, Alfa Chequer, Joaquim Nogueira e Doutor Teotônio Pacheco. 

Ao longo de sua fala, Gilberto ainda contou que, no caso das ruas Joaquim Nogueira e Alfa Chequer, a Prefeitura de Viçosa fez o calçamento e não colocou redes pluviais, inviabilizando o escoamento da água e provocando alagamentos. Em consonância com o assunto, a Vereadora Jamille Gomes (PT) também teve aprovadas as Indicações 974 e 975/2024, solicitando a realização de reparos emergenciais na Avenida Bueno Brandão e na Rua Bernardes Filho, devido aos buracos formados pelas fortes chuvas da última semana. “A gente viu que a chuva da semana passada foi uma chuva torrencial, muito intensa, e a gente viu que, não só na comunidade do Nova Viçosa, aqui no Centro também, muitos lugares ficaram alagados e causaram transtornos. Toda vez que chove eu tenho a sensação que parece que, quando a água baixar, não vai sobrar mais nada”, declarou Jamille. A parlamentar continuou a sua fala alegando que o asfalto que está sendo utilizado para a realização do calçamento das ruas da cidade é de má qualidade, prejudicando ainda mais a estrutura do Município. 

O Vereador Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (PRD) também falou sobre o assunto das chuvas e destacou a situação das estradas rurais, que já estavam em situação precária e, com as fortes chuvas, ficaram ainda mais prejudicadas. “Cada vez que dá uma chuva em Viçosa a gente vê muitos bairros sendo afetados (...) Eu não sei para onde foi o dinheiro que eles falam que estava sendo usado para desentupir bueiros, para passar máquina no ribeirão, porque a cidade, quando vem uma chuva só, a gente viu o transtorno que causou para tanta gente”, cobrou Marcão. 

Viçosa, de estrutura, está completamente abandonada”, declarou o Vereador Rogério Fontes (Tistu) (PP), referindo-se às consequências das chuvas no Município. O parlamentar destacou a situação do Ribeirão São Bartolomeu, que está sujo e repleto de entulhos, o que pode aumentar os problemas estruturais decorrentes das chuvas, e afirmou: “este é um pedido que eu estou fazendo nesta Casa desde 2021. (...) É dever do Município arcar e solucionar a questão do ribeirão em nossa cidade”. Além disso, Rogério falou sobre o trânsito, que fica muito congestionado durante as chuvas: “temos que olhar com muito carinho o trânsito da cidade, principalmente durante o horário de pico. Está ficando complicado andar no centro da cidade”, afirmou. 

O Vereador Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT) ainda apresentou a Indicação nº 970/2024, solicitando a remoção imediata do acúmulo de entulho na manilha localizada na ponte situada na Rua Aziz Alexandre, uma vez que, de acordo com o parlamentar, “a presença desse material obstrui o fluxo adequado das águas e pode causar danos à infraestrutura da ponte e aos arredores”. Bartô não participou da Ordinária (25), mas teve a Indicação aprovada.

INFRAESTRUTURA

Ainda durante a reunião, o Vereador Cristiano Gonçalves (MotoLink) (Solidariedade) voltou a dar destaque para obras em andamento no Município. De acordo com o parlamentar, as intervenções nas ruas Joaquim Mansueto de Assis, Agenor Pires Dantas e William Martins Ramos estão sendo realizadas. “É fruto de muito trabalho, muita luta nossa, juntamente com os moradores. (...) Parabéns à empresa e ao Executivo que está cumprindo com o seu papel, que é o de executar as obras no nosso Município”, declarou.

Robson Souza (PRD) também falou sobre obras que estão sendo realizadas no Município, como é o caso da Avenida Sebastião da Silva Araújo, no Distrito de São José do Triunfo, que estava cheia de buracos, que já foram reparados. Apesar disso, o vereador cobrou que também sejam realizadas obras nas cabeceiras das pontes que ligam São José do Triunfo e Cachoeira de Santa Cruz (Cachoeirinha). A necessidade de roçagem do mato na chegada de São José do Triunfo também foi ressaltada pelo vereador: “já fiz contato com a Diretoria de Parques e Jardins, e tenho certeza que, no decorrer da semana, esse serviço também será executado”, contou. 

Já a Vereadora Vanja Honorina (UNIÃO) teve aprovada a Indicação nº 976/2024, solicitando à Secretária Municipal de Obras e Serviços Urbanos e à Diretoria de Trânsito que tome providências quanto ao estacionamento indevido de carros próximo à esquina e a presença de bueiro em situação irregular, na Rua Luiz Bhering, no Bairro Santo Antônio. A parlamentar exibiu fotos de um caminhão tentando entrar na rua e sendo impedido por um carro que estava estacionado a menos de cinco metros da esquina, o que é um ato infracional de acordo com o artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Vanja ainda acrescentou que, os caminhões estão tendo que manobrar para entrar na rua, o que causa congestionamento e constrangimento ao motorista. 

Além disso, a vereadora voltou a falar sobre a situação da Rua Benevenuto Saraiva: “atrás do hospital tem um depósito de lixo. (...) Fica vazando um mal cheiro, aquele cheiro de podre”, contou Vanja. A parlamentar disse que, na hora de recolher o lixo, que está sendo mal embalado, o conteúdo cai pelo chão e não é recolhido, causando transtornos às pessoas que têm que passar pelo local. Por fim, Vanja agradeceu ao Poder Executivo pelas obras realizadas na Rua Joaquim Ferreira Coelho e aproveitou para solicitar, por intermédio da Indicação nº 973/2024, a implementação da sinalização viária adequada e a construção de uma rotatória na referida rua, no Bairro Jardins do Vale. 

Marly Coelho (PRD), que também não participou da Ordinária (25), solicitou a realização do serviço de tapa-buracos na Rua Vereador Almiro Pontes, já que “a área danificada está causando transtornos à mobilidade urbana, condutores de veículos e pedestres que transitam pela via”. A parlamentar ainda apresentou outra Indicação nº 972/2024, pedindo o serviço de capina e limpeza da Rua Francisco Elesbão Araújo.

*texto da estagiária Maria Elisa Penna sob a supervisão de Mônica Bernardi