Certificados da Oficina de Redação são entregues na reunião Ordinária

por adm publicado 04/12/2024 13h45, última modificação 11/12/2024 14h30

Aconteceu, durante a reunião Ordinária da segunda-feira (02), a entrega dos certificados da Oficina de Redação, projeto da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Viçosa. Durante a cerimônia, a Mesa Diretora foi composta pelo Presidente da Casa Legislativa, Rafael Cassimiro (PL); pelo Coordenador Geral da Escola, Vereador Daniel Cabral (PCdoB); pela Coordenadora Técnica, Vereadora Marly Coelho (PRD); pelo Coordenador Pedagógico da Escola, Warlley Rozendo; e pelo estagiário que ministrou as aulas de redação, Luiz Henrique Diniz.

Em contexto, a Oficina de Redação foi um projeto inédito da Escola do Legislativo em 2024, proposto pelo Coordenador Geral, Daniel Cabral, com o objetivo de possibilitar que estudantes da rede pública de Viçosa tivessem aulas preparatórias gratuitas para a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), no espaço da Escola do Legislativo. O curso aconteceu entre junho e outubro deste ano e pôde receber 70 estudantes, que foram divididos em duas turmas. Segundo o Professor do curso, Luiz Henrique Diniz, os estudantes puderam desenvolver e discutir ao longo das aulas 15 diferentes temas de redação, ampliando seus repertórios socioculturais, competência importante para a realização de diferentes provas. O curso contou com dois módulos: o primeiro foi voltado para noções gerais do texto, com aspectos teóricos iniciais sobre a escrita; já o segundo, foi focado nas especificidades do gênero dissertativo-argumentativo, exigido pelo Enem.

No início da cerimônia de entrega dos certificados, dois estudantes foram convidados para contar suas experiências com as aulas deste ano. A primeira a falar foi a estudante da Turma 1, Tamiris Natália de Souza Teixeira, que expressou gratidão às habilidades desenvolvidas no curso. “A didática aplicada e a clareza das aulas permitiram que eu desenvolvesse uma compreensão mais profunda da língua portuguesa, melhorando significativamente minha oratória (...) Além disso, compreendi que estudar redação vai além da preparação para provas. É uma ferramenta poderosa para transformar a minha vida e comunicação diária. Saber expressar pensamentos de forma clara e objetiva é um presente valioso”, disse a aluna. Tamiris finalizou seus agradecimentos dizendo que o projeto faz a diferença na vida dos estudantes.

Em seguida, foi o momento de Rafael dos Anjos Rodrigues, aluno da Turma 2, relatar suas impressões sobre a Oficina de Redação. O estudante destacou a importância das aulas de redação para ele no contexto do Novo Ensino Médio, que reduziu significativamente a carga horária das aulas de português nas escolas. “Aprendi a organizar melhor as minhas ideias, a expor meus pontos de vista com clareza e seguir as normas da língua portuguesa de forma mais precisa. Essas habilidades são essenciais, não apenas para a redação do ENEM, mas também para a vida de uma maneira geral”, disse Rafael, finalizando sua fala com agradecimentos ao professor e à Câmara pela oportunidade.

Após as falas dos estudantes, foi a vez de Luiz Henrique Diniz relatar suas experiências ministrando as aulas. Depois de parabenizar os alunos e comentar a proposta do curso, Luiz falou da importância da Oficina de Redação para sua formação pessoal: “Como educador, foi maravilhoso saber e reconhecer o poder de um professor. Apresentar um universo para um aluno e, além disso, como educador linguístico, que este mundo seja debatido através da linguagem”, disse o professor, expressando gratidão pelo projeto. 

Na sequência, foi o momento da entrega dos certificados, tanto para Luiz quanto para os estudantes, que foram chamados em ordem alfabética. Além de alunos que, em sua maioria, estavam cursando o último ano do ensino médio, foi destacado o servidor da Câmara Municipal de Viçosa, Fernando Raposo de Melo, que foi recebido carinhosamente pela Mesa Diretora por ter participado das aulas.

No encerramento da cerimônia, Daniel Cabral falou sobre como foi o processo de surgimento da ideia para o projeto de redação. Segundo o vereador, essa reflexão veio a partir da compreensão de que a juventude viçosense, em sua maioria, não ocupa a Universidade Federal de Viçosa. “Se o estudante consegue uma boa nota de redação, ele sai infinitamente na frente de vários outros estudantes. Então, a gente alocou a estrutura da Escola do Legislativo para abrir duas turmas de Oficina de Redação (...) A gente conseguiu fazer a diferença na vida de 70 alunos da rede de ensino público daqui de Viçosa, e isso é fantástico, porque mostra as possibilidades que temos na Escola do Legislativo, no Poder Legislativo, de ajudar ainda mais a nossa juventude”, disse Daniel. 

Daniel comentou também sobre a importância de que as turmas sejam ampliadas nos próximos anos, que a Casa Legislativa mantenha o projeto em funcionamento, e que a mensagem de que “a Universidade Federal de Viçosa é da nossa juventude” seja sempre lembrada. O vereador encerrou sua fala com agradecimentos ao coordenador Pedagógico, ao professor do curso e ao presidente da Casa Legislativa, que deu continuidade no que foi dito por Daniel, agradecendo também a equipe envolvida e os estudantes, pela confiança no curso e na Câmara. O presidente finalizou a cerimônia reforçando o que havia sido dito anteriormente pelo coordenador Geral, e pedindo também que o projeto seja mantido pelas próximas gestões.

*texto da estagiária Cibelle Ferreira (Escola do Legislativo) sob a supervisão de Mônica Bernardi