Reunião no plenário da Câmara discute situação dos Hospitais e vira pauta na Ordinária

por adm publicado 10/12/2024 15h05, última modificação 10/12/2024 16h00

“A gente vê que as pessoas que assumiram os hospitais são pessoas capacitadas, pessoas que, realmente, se não resolver a situação dos nossos hospitais, agora, infelizmente, eu acho que o próximo passo é o fechamento”, afirmou o Vereador Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (PRD), durante a reunião Ordinária da segunda-feira (09). O parlamentar, que traz a saúde no Município como pauta de seu mandato, utilizou de seu tempo regimental para agradecer Jarbas Soares Júnior, procurador-geral de Justiça, responsável pela intervenção nos hospitais, e para contar sobre uma reunião que aconteceu no plenário da Casa Legislativa, também na segunda-feira, com o objetivo de debater a situação dos hospitais do Município (foto). 

Em contexto, os dois hospitais da cidade de Viçosa estão passando por uma crise que já dura vários meses, com falta de médicos, medicamentos e a possibilidade de paralisação de atendimentos. Diante disso, no dia 11 de outubro, foi assinado o Termo de Autocomposição de Intervenção na Gestão dos Hospitais São Sebastião (HSS) e São João Batista (HSJB). O acordo, intermediado pelo Centro de Autocomposição de Conflitos e Segurança Jurídica do Ministério Público de Minas Gerais (Compor/MPMG), estabeleceu a unificação dos dois hospitais e a empresa ‘Health Consultores Associados’ ficou responsável pela gestão de ambos. Sendo assim, o Secretário de Saúde, Rainério Rodrigues Fontes, solicitou a realização de uma reunião na Câmara de Viçosa a fim de discutir a situação da saúde. O encontro ocorreu na tarde da segunda-feira (09) e contou com a presença do Promotor de Justiça, Luís Cláudio Fonseca Magalhães, que está acompanhando o andamento da gestão dos hospitais; do Empresário Rodrigo Bicalho, responsável por representar a equipe de transição do governo do Prefeito eleito Ângelo Chequer; dos representantes da empresa ‘Health Consultores Associados’; dos representantes dos hospitais; e dos vereadores Daniel Cabral (PCdoB), responsável por presidir a reunião, Gilberto Brandão (PRD), Jamille Gomes (PT), Marco Cardoso, Marcos Fialho (PP) e Robson Souza (PSB).

O Vereador Marco Cardoso contou que, mesmo com o pouco tempo de gestão por parte da empresa ‘Health Consultores Associados’, “a gente já ouve funcionários dos hospitais, a população que tem ido nos hospitais, dizendo que tem melhorado a situação”. Além disso, Marcão ressaltou que convocou representantes da empresa para, no dia 10 de fevereiro de 2025, participar da reunião Ordinária e prestar esclarecimentos sobre as ações realizadas na gestão dos hospitais. Ainda durante a sua fala, Marcão pediu “à população de Viçosa que tenha um pouco de compreensão, realmente está tendo uma mudança na gestão dos hospitais e a gente sabe que a principal dificuldade é o financeiro” e, diante disso, o parlamentar também pediu, mais uma vez, ajuda do Governo do Estado para resolver os problemas monetários da saúde do Município. Por fim, Marcão anunciou que irá destinar a sua Emenda Impositiva para ajudar a sanar os problemas dos hospitais. 

Em consonância com o assunto, o Vereador Marcos Fialho também afirmou que irá destinar a sua Emenda Impositiva para a saúde da cidade e convidou os demais parlamentares a fazerem o mesmo: “Eu entendo que, aqui, cada Vereador tem a sua demanda, tem a sua causa, (...) mas, sem a saúde funcionar dentro do Município, eu não vou poder levantar a bandeira da minha causa. (...) Para que isso funcione, nós precisamos, primeiro, de recursos”, declarou Marcos. Diante disso, a Vereadora Marly Coelho (PRD) ainda aproveitou o seu tempo de fala para ressaltar também a importância da causa animal vinculada à saúde humana, e da destinação de Emendas Impositivas para este setor.

*texto da estagiária Maria Elisa Penna sob a supervisão de Mônica Bernardi