Vereadores entregam Títulos Honorário e Benemérito e o Diploma de Honra ao Mérito

por adm publicado 10/12/2024 09h30, última modificação 11/12/2024 14h31

Durante a reunião Ordinária da segunda-feira (09), a penúltima do ano de 2024, ocorreu a entrega dos Títulos Honoríficos, em cumprimento ao Decreto Legislativo n° 03/2024, de autoria do Presidente da Câmara, Vereador Rafael Cassimiro (Filho do Zeca do Bar) (PL). O decreto tem como objetivo conceder os Títulos de Cidadão Honorário e Benemérito, e o Diploma de Honra ao Mérito. No primeiro dia de homenagens, sete cidadãos estiveram presentes para receber as honrarias.

Sérgio Henrique Ferreira Lopes, médico e criador do projeto cultural VIJAZZ, festival gratuito que atrai mais de oito mil pessoas para a cidade, e com grande destaque por ser uma contribuição à cultura local, foi agraciado com o Título de Cidadão Benemérito, por indicação do Vereador Daniel Cabral (PCdoB).  O Diploma de Honra ao Mérito, que reconhece atividades exemplares e conduta ética perante a sociedade, foi entregue a Flávio Tarcísio Sebastião, indicado pelo Vereador Robson Souza (PSB), pelo trabalho como mestre do jogo da capoeira e pelos anos dedicados ao esporte. Gustavo Sabino de Assis, indicado pela Vereadora Marly Coelho (PRD), foi homenageado por seu envolvimento com a causa animal desde criança e continua trabalhando para garantir os direitos dos animais. Já Luiza Maria Barcelos, indicada pelo Vereador Gilberto Brandão (PRD), foi reconhecida por sua trajetória marcada pelo compromisso com o próximo e por sua atuação como vice-diretora da Escola Municipal Padre Francisco José da Silva. Rainério Rodrigues Fontes, indicado pelo Vereador Edenilson Oliveira (PSD), atual Secretário Municipal de Saúde, com um currículo extenso, fez diversas ações visando oferecer uma saúde de qualidade para a população.

No decorrer da Ordinária, em conformidade com o Decreto Legislativo n° 03/2024, também foram entregues os Títulos de Cidadão Honorário, confiado a um cidadão que presta serviços importantes para a comunidade visando o desenvolvimento, com isso ele passa a ser considerado conterrâneo, mesmo tendo nascido em outro município. Almir Granato de Faria, indicado pelo Vereador Rogério Fontes (Tistu) (PP), natural de Ponte Nova, mudou-se para Viçosa, onde constituiu sua família e permanece até hoje, com formação em contábeis, se dedicou a prestar serviços para diversas causas voluntárias. Maria Oliveira Côrtes, indicada pela Vereadora Jamille Gomes (PT), natural da Bahia, veio para Viçosa para estudar pedagogia na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atualmente, é fundadora de uma escola de teatro que realiza espetáculos gratuitos, vice-presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais e professora de artes plásticas no Centro Experimental da Prefeitura, foram os agraciados com o título.

Ao término das homenagens, o Presidente da Casa Legislativa, Vereador Rafael, declarou durante sua fala “A outorga dos títulos e dos diplomas simboliza o que temos de mais relevante no Poder Legislativo Municipal: o reconhecimento público ao cidadão".

 

*texto da estagiária Cecília Ribeiro sob a supervisão de Mônica Bernardi