Vereadores votam o orçamento para 2025 em Extraordinária
Na tarde desta quinta-feira (19 de dezembro) aconteceram, no plenário da Câmara Municipal, sessões Extraordinárias, que discutiram o orçamento para o ano de 2025. Diante disso, foram votados os Projetos de Lei nºs 48, 58 e 59/2024, todos de autoria do Prefeito Municipal, as Emendas Parlamentares dos Vereadores Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT), Jamille Gomes (PT), Gilberto Brandão (PRD), Rafael Cassimiro (Filho do Zeca do Bar) (PL), Marly Coelho (PRD), Sérgio Marota (PP), Daniel Cabral (PCdoB), Edenilson Oliveira (PSD), Vanja Honorina (UNIÃO) e Cristiano Gonçalves (Solidariedade), além de uma Emenda Aditiva também de autoria do Vereador Daniel.
Em contexto, os Projetos de Lei de autoria do Prefeito Municipal citados têm como objetivo estimar a receita e fixar as despesas do município de Viçosa para o ano de 2025, conceder subvenção social à entidades sem fins lucrativos e autorizar a ampliação de créditos suplementares. Diante disso, cada um dos Vereadores pode opinar ou influir na alocação de recursos públicos, destinando as chamadas Emendas Parlamentares para diferentes áreas, tais como a saúde, a causa animal e o meio ambiente.
Na Extraordinária, os Vereadores apresentaram o destino de suas Emendas Parlamentares, alocando recursos para os setores que eles consideram mais necessitados de atenção. O Vereador Daniel Cabral destinou parte de suas Emendas para melhorias na Avenida Castelo Branco, a fim de diminuir o número de acidentes que ocorrem no local. Além disso, Daniel também destinou Emendas para a Secretaria Municipal de Turismo e Esportes, e para a Secretaria Municipal de Saúde. Já o Vereador Bartomélio, destinou verbas para o Fundo Municipal de Promoção da Igualdade Racial e para a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos.
Os Vereadores Jamille e Sérgio enviaram as suas Emendas para a Secretaria Municipal de Saúde e para a Secretaria Municipal de Turismo e Esportes. Os Vereadores Gilberto, Edenilson e Vanja destinaram as Emendas para a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos. Já o Presidente da Câmara, Rafael Cassimiro, fez uso de suas Emendas para destinar à Secretaria Municipal de Saúde.
A Vereadora Marly destinou suas Emendas para a Diretoria de Geoprocessamento, Planejamento e Meio Ambiente e para a Secretaria Municipal de Saúde. Já o Vereador Cristiano à Secretaria Municipal de Educação, a fim de atender as demandas apresentadas pelas Escolas Municipais para promover aulas de robótica nas etapas do Ensino Fundamental.
Por fim, os parlamentares presentes foram favoráveis à todos os Projetos e Emendas apresentados, e, não havendo mais nada a tratar, o Presidente da Câmara encerrou a reunião.
*texto da estagiária Maria Elisa Penna sob a supervisão de Mônica Bernardi