Vereador conquista Emenda Parlamentar de mais de 1 milhão de reais

por adm publicado 13/01/2025 10h30, última modificação 13/01/2025 17h00

Na quinta-feira (09), o Vereador Raphael Gustavo (PSD) anunciou a conquista de uma Emenda Parlamentar no valor de R$ 1,5 milhões de reais de autoria do Deputado Federal Misael Varella (PSD). O recurso, que já está nos cofres da Prefeitura, será destinado: 500 mil reais para a saúde, utilizado para a criação de um centro de referência para pessoas portadoras de transtorno do espectro autista, e 1 milhão de reais para a defesa civil. A construção do muro de contenção na Rua Joaquim Ferreira Leandro, no Silvestre, será realizado com o valor.

Em entrevista para uma rádio local, onde o Prefeito Ângelo Chequer (UNIÃO) também esteve presente, o Vereador Raphael comentou sobre a importância da emenda para as instituições a qual foram destinadas e também para evolução da cidade de Viçosa. O prefeito destacou sobre as dificuldades que a comunidade do Silvestre enfrenta em relação ao clima que por esta consequência já estão ocorrendo alguns estragos, mas principalmente em relação à Rua Joaquim Ferreira Leandro e declarou: “Nós vamos atender o pedido do nobre vereador (...) nós temos um olhar muito sensível com relação ao Silvestre”. O prefeito ainda evidenciou a situação da rua que é próxima a um campo que está cedendo, correndo o risco dos moradores ficarem sem acesso à rua. Ao finalizar, parabenizou o parlamentar pela conquista do recurso.

Raphael falou sobre o uso da emenda para a obra da Rua Joaquim Ferreira Leandro, e anunciou com bastante empolgação a criação do centro de referência em saúde para pessoas portadoras de transtorno do espectro autista, pauta que foi abordado por ele durante sua campanha. “Estamos destinando todo meio milhão para o Prefeito Ângelo Chequer fazer a construção do centro para os autistas”, disse o vereador. Ângelo Chequer falou sobre a criação do projeto, a pesquisa em centros que são referência e o que tiver que ser complementado será para que o serviço seja entregue com excelência e qualidade. 

O recurso já está disponível na conta da Prefeitura de Viçosa para que sejam implementados os projetos. O Vereador Raphael comentou sobre o início dos trabalhos e destacou: “O Ângelo marcou para estarmos indo com a defesa civil para ver se realmente existe o projeto, já que a rua está há mais de 10 anos esperando pela obra”. Já o centro para pessoas portadoras do espectro autista, ainda não tem um local para ser construído, mas uma reunião também já foi marcada para o alinhamento do projeto. O parlamentar ainda ressaltou a importância de se escutar pessoas que têm contato com portadores do espectro autista, que sabem das reais necessidades. E finalizou “o que a gente faz como vereador, que nem o Misael fez, destinando através do meu pedido, é fazer que a política pública chegue na ponta, chegue onde precisa”.

*texto da estagiária Cecília Ribeiro sob a supervisão de Mônica Bernardi