Reunião na Câmara discute demandas dos estagiários da Educação
O vereador Cristiano Gonçalves (Solidariedade) intermediou, na tarde de ontem (25), uma reunião com a participação da Secretária de Educação e Esportes, Márcia Elizabeth Teixeira Andrade, e de cinco estagiários de apoio à inclusão das Escolas Municipais. O objetivo do encontro foi ouvir as demandas e reivindicações dos estagiários, buscando encontrar soluções para atendê-las.
Entre os principais pedidos apresentados, a classe solicitou que fossem disponibilizados os contratos para o período letivo de 2025 ainda em fevereiro, a fim de garantir segurança jurídica e um planejamento adequado. Outra solicitação foi a garantia de que as bolsas de estágio de março sejam pagas dentro do prazo estabelecido, considerando o possível atraso devido à pendência na assinatura dos contratos do próximo ano letivo.
Além disso, os estagiários cobraram o pagamento das bolsas atrasadas de 2024, especialmente para aqueles que iniciaram seus trabalhos no final do ano letivo de 2024, mas ainda não receberam pelos serviços prestados, apesar de terem cumprido com suas atividades.
O vereador Cristiano se colocou à disposição para ouvir as demandas e buscar soluções viáveis, reforçando seu compromisso em apoiar os estagiários. Por sua vez, a Secretária de Educação e Esportes destacou a importância do trabalho dos estagiários para o funcionamento das escolas municipais e reafirmou a disposição da Secretaria em atender às solicitações e resolver as questões apresentadas.
Nota Oficial da Prefeitura de Viçosa
Em resposta às reclamações dos estagiários, a Prefeitura de Viçosa emitiu uma nota oficial, esclarecendo a situação dos pagamentos. De acordo com o comunicado, não procede a informação sobre o não pagamento dos estagiários contratados em 6 de fevereiro de 2025. A Prefeitura garante que todos os estagiários admitidos regularmente receberão suas bolsas dentro do prazo, previsto para o mês de março, após a devida comprovação do cumprimento da carga horária.
Sobre os estagiários de 2024, a Prefeitura afirmou que todos os mais de 350 estagiários cujos contratos foram assinados e autorizados receberam suas bolsas. No entanto, 9 pessoas alegam ter sido contratadas como estagiárias, mas, segundo a Prefeitura, não há qualquer contrato de estágio formalizado entre elas e a Prefeitura. A atual administração afirmou que está tomando as providências legais para resolver a situação, sem prejudicar o município nem os estudantes envolvidos.
Assessoria de Comunicação