Câmara realiza Sessão Solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

por adm publicado 25/03/2025 17h10, última modificação 26/03/2025 09h26
Homenagens são entregues todos os anos e visam celebrar as mulheres do município

Na última sexta-feira (21) foi realizada, pela Câmara de Viçosa, a Sessão Solene em homenagem ao Dia das Mulheres. A iniciativa foi realizada em cumprimento ao decreto legislativo n° 01/2025, e teve como objetivo reconhecer, publicamente, mulheres que fazem a diferença em nossa cidade. “A Câmara Municipal de Viçosa, tradicionalmente, realiza esta sessão solene em celebração à mulher. As homenageadas desta noite, em especial, representam todas as mulheres viçosenses com suas lutas diárias”, afirmou o presidente da Câmara, Robson Souza (PSB) ao dar início à celebração. 

A mesa diretora foi composta pelo presidente Robson, pelo vice-presidente da Câmara de Viçosa, Sérgio Marota (PP), pelo secretário da mesa diretora, Cristiano Gonçalves (SD), pelo Comandante do 3° pelotão de Bombeiros Militar de Viçosa, Tenente Álvaro Élio Belli Bigonha, pelo Instrutor do Tiro de Guerra de Viçosa, Subtenente Anderson Neto Kappel, pela delegada da Delegacia da Mulher, Clarice Machado, e pela vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, Natália Souza Leite. 

Antes da entrega da medalha, cada parlamentar fez seu discurso à sua homenageada. Neste ano, as honrarias alusivas ao Dia Internacional da Mulher foram dedicadas à: 

Ana Emiliana de Freitas, que nasceu em 1963, em Viçosa. Filha de Irene Inácia de Magalhães e Cristóvão Pinheiro de Freitas e casada com Haroldo Nunes Pinheiro Junior, Ana iniciou sua carreira profissional em 1981 e ingressou no serviço público em 1984. Atualmente, atua no Conselho Comunitário de Pastoral e no Conselho Paroquial de Pastoral da Paróquia São João Batista. A homenagem foi entregue pelo vereador Rogério Fontes (PP).

Anete do Espírito Santo Bonin Silveira, que é aposentada, tem 62 anos e o hobby de paisagismo. A homenagem foi entregue pelo vereador Sérgio Marota.

Auxiliadora de Oliveira, que nasceu em Viçosa, e teve que superar muitas dificuldades na infância, começando a trabalhar como faxineira antes dos 10 anos. Mãe de 4 filhos, cuidou de sua família por mais de uma década, passando por muitas lutas. A homenagem foi entregue pela vereadora Maria Prisca (PT).

Daiana Aparecida da Silva, que é mãe solo do Luiz, que desapareceu em 2024. Sua história é de amor, perda e superação, com a memória de Luiz inspirando-a a continuar sua jornada. A homenagem foi entregue pela vereadora Jamille Gomes (PT).

Daniele Soares Guimarães Cardoso, formada em Secretariado Executivo Trilíngue, com pós-graduação em Gestão Escolar e Empresarial pela UFV. Atualmente, cursa Pedagogia na UNIFRAN e é servidora da Prefeitura Municipal de Viçosa. A homenagem foi entregue pelo vereador Ronildo Ferreira (DJ Ronny) (PSD).

Denise do Carmo Sales Oliveira, conhecida como Nise, que é casada e mãe de dois filhos. Trabalha como Agente Comunitária de Saúde no Distrito de Cachoeira de Santa Cruz há mais de 12 anos, e é formada em Educação Infantil pela Universidade de Viçosa. A homenagem foi entregue pelo vereador Robson Souza. 

Dignamérida Freire Dutra, que nasceu em 1936 na Bahia, e casou-se aos 14 anos. Ela teve que criar sozinha seus seis filhos após ser abandonada. Já em Viçosa, trabalhou com alimentação para estudantes e presidiários. A homenagem foi entregue pelo vereador Omar Gilson (UNIÃO).

Ezabely Regine Bruno Lopes, que aos 28 anos é enfermeira, agente de saúde e influenciadora. Foi diagnosticada com câncer no sistema linfático em 2023 e compartilhou sua jornada de superação, inspirando muitas pessoas. A homenagem foi entregue pelo vereador Cristiano Gonçalves.

Isabella Christina Santos Nascimento, que nasceu em 1996, em Viçosa. Formada em Zootecnia, está no mestrado e também dedica parte de seu tempo ao trabalho com cães, especialmente os abandonados. A homenagem foi entregue pela vereadora Marly Coelho (PRD).

Jaqueline de Araújo Lopes, que nasceu em 1970, em Viçosa. Casada com Jeferson e mãe de três filhos, e avó de Ravi, começou sua carreira na Câmara Municipal de Viçosa em 1988 e, em 2009, assumiu responsabilidades importantes na Câmara. A homenagem foi entregue pelo vereador Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (PRD)

Maria Aparecida Araújo Balbino (Naná Balbino), nascida em 1963, em Porto Firme, aprendeu a costurar sozinha desde cedo. Mudou-se para Viçosa, onde fundou uma loja especializada em trajes para noivas. Foi premiada no programa Caldeirão do Huck, da Rede Globo, em 2017. A homenagem foi entregue pela vereadora Vanja Honorina (UNIÃO).

Maria Aparecida Machado, que nasceu em 1960, em Viçosa, e casou-se aos 23 anos. Trabalhou por 14 anos na Casa de Antônio Paulo de Oliveira e hoje é aposentada, sendo avó de cinco netos. A homenagem foi entregue pelo vereador Wallace Francis (SD).

Rita Rodrigues Ramos, que nasceu em 1936, na zona rural de Viçosa. Tem 9 filhos, 16 netos e 17 bisnetos. Com 88 anos, ainda é ministra extraordinária da comunhão no Santuário de Santa Rita de Cássia. A homenagem foi entregue pelo vereador José Roberto (Betinho) (PSB).

Rosa Maria Reis, graduada em Educação Física e Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba. Atua como professora há 25 anos e é coordenadora do Sind-UTE/Subsede Viçosa. A homenagem foi entregue pelo vereador Idelmino Ronivon (PCdoB).

Vera Sônia Saraiva, nascida no Rio de Janeiro, é cidadã honorária de Viçosa. Tem formação em Pedagogia e Mestrado em Orientação Educacional. Atuou como vereadora e secretária municipal de Educação e Assistência Social, além de ter sido responsável pela reforma do prédio da Câmara Municipal. A homenagem foi entregue pelo vereador Raphael Gustavo (PSD). 

Clique aqui e confira as fotos do evento. 

Assessoria de comunicação