Centenário político de Arthur Bernardes e 80 anos da Semana do Fazendeiro recebem homenagem em Brasília

por vca — publicado 08/11/2011 05h17, última modificação 11/03/2016 09h15
15/07/2009

A Câmara dos Deputados, em Brasília, realizou na segunda-feira, 13, sessão solene em homenagem ao centenário de atuação política no Congresso Nacional do ex-presidente Arthur da Silva Bernardes e em comemoração aos 80 anos da Semana do Fazendeiro.
Como autor do requerimento na casa, o deputado federal Paulo Piau, que em seu pronunciamento destacou a vida política da Arthur Bernardes: “esse era o brilhante Arthur Bernardes. Fiz questão de lembrar isso porque estamos na Casa do povo brasileiro, na Câmara dos Deputados, e uma pessoa a seguir todos os trâmites da vida política parlamentar e exercer 6 mandatos nesta Casa não é algo que vemos ao longo da história do País”.

E completou: “Viçosa, nos seus 137 anos de emancipação, foi, ao mesmo tempo, criadora e criatura de Arthur Bernardes, que nasceu lá, e também da nossa UFV”. O deputado ainda falou da importância da Semana do Fazendeiro.

O evento que completa 80 anos, é considerado o primeiro de extensão rural do País, e se consolidou pelas muitas iniciativas na busca da melhoria da qualidade de vida do homem do campo.
A presidente da Câmara Municipal de Viçosa, vereadora Cristina Fontes, acompanhada do secretário da mesa diretora da casa, vereador Lidson Lenher, participou da sessão solene em Brasília, e em seu discurso também salientou os muitos legados deixados ao País pelo presidente Arthur Bernardes: “dentre as muitas realizações de Arthur Bernardes no cargo de Presidente do Brasil, estão a criação do Conselho Superior de Indústria e Comércio, o Conselho Nacional do Trabalho e as caixas de aposentadorias dos ferroviários, o que deu início ao trabalhismo no Brasil. Antes disso, ninguém se aposentava no País”.
Também fizeram parte da mesa: o prefeito de Viçosa, Raimundo Nonato Cardoso, a filha de Arthur Bernardes, Maria Pompéia da Silva Bernardes, o reitor da Universidade Federal de Viçosa, professor Luiz Cláudio Costa, e a vice-reitora, professora Nilda de Fátima Soares.