Câmara entrega a Comenda Hervê Cordovil
A Câmara Municipal de Viçosa, realizou na segunda-feira, 23, a entrega da importante Comenda Hervê Cordovil. O homenageado foi José do Espírito Santo Sant´ana, o Zé Bóia.
Nascido no dia 1º de março de 1931, filho de César Sant´ana e Raimunda Sant´ana, é o caçula dos homens na família de 9 irmãos.
Casou-se com Maria do Rosário Carvalho Sant´ana, e desta união nasceram 7 filhos.
A herança musical herdada do pai aflorou aos 17 anos. A primeira experiência foi na Jazz Orquestra Esav. Desenvolveu o aprendizado de violão, e se destacou.
Na década de 50, unido a amigos, fundou o Sexteto Melodia. Os acordes de seu violão entoavam canções que marcaram a época, e na década seguinte nasceu o Bossa 6, quando a sua versatilidade musical ganhou espaço.
Na mesma década, ganhou as câmeras da antiga TV Itacolomi, de Belo Horizonte, ao lado de outros companheiros. O programa era "Mineiros Frente a Frente".
A fundação do conjunto de Serestas Zé Bóia foi a consequência de uma tendência musical.
O conjunto, então, em concurso na cidade de Poços de Caldas, é classificado como o melhor de serestas do Estado de Minas Gerais.
Ao lado do reconhecimento público, o seresteiro tocava no Lar dos Velhinhos e para presidiários, na cidade. Ainda hoje, José do Espírito Santo Sant´ana (Zé Bóia) orienta alunos da Universidade Federal de Viçosa como professor de música na Divisão de Assuntos Culturais. Já são 21 anos.
Para o vereador Luís Eduardo, que entregou a Comenda Hervê Cordovil, em nome da Câmara de Viçosa, o homenageado "é um dos mais consagrados músicos de Viçosa, cuja obra ficará para a posteridade", salienta.
Além da Medalha, com o rosto de Hervê Cordovil, José do Espírito Santo Sant´ana (Zé Bóia) recebeu o certificado com os seguintes dizeres:
"A Câmara Municipal de Viçosa, através de seus vereadores, confere ao Senhor José do Espírito Sant´ana (Zé Bóia) a Homenagem de Honra ao Mérito Hervê Cordovil pelo notório e destacado trabalho na área da cultura realizado no município de Viçosa".
Na foto (da esq para a dir): o Vice Presidente da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (ABERT), João Bosco Torres, José do Espírito Santo Sant´ana (Zé Bóia) e o vereador Luís Eduardo.