Câmara fecha o ano com pacote de medidas
Desde o início do ano, quando a atual Mesa Diretora da Câmara Municipal de Viçosa assumiu, formada pela Presidente, Vereadora Cristina Fontes, o Vice-Presidente, Vereador Antônio Elias, e o Secretário, Vereador Lidson Lehner, um dos grandes objetivos era
modernizar a estrutura administrativa da Casa para torná-la mais eficiente.
Com os ideais de cidadania, maior controle dos gastos públicos, e demonstrá-los com transparência, a Câmara trabalhou em 2009 em prol dessas ações, e agora ao fechar o ano, os vereadores aprovaram um pacote de medidas a serem executadas em 2010.
A Auditoria, uma das primeiras atitudes da Mesa, apontou dentre tantas outras iniciativas a necessidade de uma reforma administrativa, “visando uma gestão mais eficaz e moderna para os seus usuários”, como afirma a presidente da Casa, vereadora Cristina Fontes.
Para Cristina Fontes, era necessário conhecer os problemas e as demandas, e buscar soluções para atender principalmente a comunidade.
Na busca de um novo modelo de gestão e de uma nova estrutura organizacional, a Câmara aprovou a sua reforma administrativa, na reunião da terça-feira, 15, visando a redução de cargos comissionados, e em paralelo a criação de cargos efetivos que serão providos por concurso público a ser realizado no próximo ano. Os cargos serão destinados aos serviços administrativos.
Dentro da proposta de controle, eficácia e gerenciamento dos gastos públicos a Casa passa a adotar o pregão eletrônico que vai agilizar o sistema de compras. A nova regulamentação do uso do veículo oficial e o pagamento das diárias aos vereadores e funcionários, vai garantir a utilização de ambos para atender apenas as exigências da Câmara.
A Casa, encerra o ano com mais de 600 ações legislativas, são mais de 90 projetos discutidos, 60 aprovados, audiências públicas, homenagens: “trabalhamos muito durante o ano, discutimos, algo que é marca desta administração. E vamos trabalhar muito mais em 2010”, conclui.
Uma comissão interna, composta por funcionários da Casa, foi criada para pensar e discutir a reforma administrativa.